
Mito ou lendas gregas o que sabemos
MITO ou LENDA?
Muito antes de as pessoas saberem ler ou escrever, as histórias eram transmitidas oralmente. De cada vez que eram contadas, mudavam um pouco, acrescentando-se uma nova personagem aqui e uma mudança na trama acolá. Os mitos e as lendas nasceram dessas histórias em constante mutação.
O QUE é UM MITO?
Um mito é uma história tradicional que não se baseia em algo que realmente aconteceu e fala, normalmente, de seres sobrenaturais. Os antigos Gregos chamavam a essas pessoas heróis. Os mitos são inventados, mas ajudam a explicar os costumes locais ou os fenómenos naturais como a trovoada.
O QUE é UMA LENDA?
A lenda assemelha-se muito ao mito. A diferença está no facto de a lenda poder basear-se num acontecimento que realmente ocorreu ou numa pessoa que realmente existiu. O que não significa que a história não tenha mudado ao longo dos anos. Os antigos Gregos não separavam a história verdadeira das histórias inventadas a respeito do seu passado. As duas tinham-se interligado de tal maneira que é muito dificil distinguir entre a realidade e a ficção.
QUEM ERAM os ANTIGOS GREGOS?
A Grécia situa-se entre aquilo que é agora a Itália e a Asia Menor. É constituída por uma grande península ― uma área de terra que entra pelo mar dentro ― e uma série de ilhas dispersas. Cerca de 2000 a. C. (o que significa há quase 4000 anos, várias tribos nómadas chegaram à península grega e instalaram-se junto do povo que aí vivia. Com o passar do tempo, as cidades cresceram, as pessoas adoravam os mesmos deuses, e os Gregos transformaram-se numa potência na Europa. O império e a cultura dos antigos Gregos dominaram a Europa até os Romanos se apoderarem da Grécia em 146 a. C.
GREGOS E ROMANOS
Durante o domínio romano, a influência grega continuou. Os Romanos até adoptaram os mitos e as lendas gregas, mudaram os nomes dos deuses e dos heróis, e serviram-se deles como seus. Por exemplo, o herói grego Héracles transformou-se, pura e simplesmente, no heról romano Hércules
COMO SABEMOS?
Os mitos e as lendas gregas começaram a crescer no século VIII a. C., quando os poemas de um poeta grego chamado Homero se popularizaram. As duas obras escritas mais antigas e conservadas da literatura grega são dois poemas épicos intitulados Ilíada e Odisseia, que se dizem ter sido escritos por ele. Falam do cerco da cidade de Tróia e das aventuras do herói Ulisses
TXT_ARTICLE No.:
Read: 806 times
Thank you for your rating
Rate this TXT_ARTICLE: